Nas festas de final de ano, para quem não quiser correr atrás do prejuízo depois, é necessário fazer boas escolhas e boas estratégias
Festas, amigos ocultos, confraternizações... o fim de ano é movimentado para muitos e pode ser difícil manter o equilíbrio na alimentação. Nas festas de final de ano, para quem não quiser correr atrás do prejuízo depois, é necessário fazer boas escolhas e boas estratégias.
De acordo com Denise Perez, professora do curso de Nutrição da Una, a melhor estratégia e focar na proporção na hora de montar o prato.
Primeiro, deve-se preencher o prato com saladas, frutas, legumes assados e alimentos menos gordurosos. Incluir uma fonte de proteína magra, como peru, frango, lombo magro ou bacalhau é essencial.
“Depois disso, selecione uma ou duas guarnições típicas, como farofa, arroz natalino ou massas, sempre em porções moderadas. Assim, você mantém o sabor tradicional, mas com mais equilíbrio”, explicou.
A especialista recomendou, ainda, que escolher carnes assadas em vez de fritas, farofas com menos embutidos e priorizar saladas e frutas é uma boa ideia. Também é preciso prestar atenção em molhos, que costumam ser mais gordurosos e salgados.
Quanto aos doces, é recomendado evitar comer todas as sobremesas apenas por impulso.
Nos doces, vale escolher aquelas que você realmente gosta. E trocar refrigerantes por água aromatizada ou sucos naturais também ajuda muito”, explicou.
Perez orientou que ninguém chegue à ceia com muita fome. Pequenos lanches ao longo do dia ajudam a evitar a compulsão e, durante a refeição, comer devagar, mastigar bem e respeitar os sinais de saciedade podem ajudar com um possível desconforto.
Cuidado nos preparosPara quem não quer abrir mão dos pratos típicos natalinos, fazer algumas substituições pode ajudar a diminuir os danos. Veja as dicas:
- Na farofa: reduzir manteiga e trocar bacon por castanhas ou cenoura ralada;
- No arroz natalino: usar frutas frescas ou secas em menor quantidade e optar por arroz integral;
- No salpicão: substituir a maionese tradicional por iogurte natural ou versões light;
- Nas carnes: priorizar peru, frango, lombo ou bacalhau;
- Nas sobremesas incluir frutas frescas, saladas de frutas, gelatinas ou versões menos açucaradas dos doces tradicionais.
Itatiaia
